Um designer precisa entender os diversos tipos de Sistemas de Informação existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar na tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis em funções organizacionais.
Os sistemas podem ser classificados de várias maneiras, porém para efeito desse trabalho, classificam-se os sistemas de duas maneiras principais: Sistemas Abertos e Sistemas Fechados.
Sistema Aberto- A interação da empresa com a sociedade e o ambiente onde ela atua caracteriza essencialmente o chamado sistema aberto.
A empresa busca recursos no ambiente, processa-os com ajuda dos recursos internos e devolve ao ambiente na forma de bens ou serviços.
Sistema Fechado- O sistema fechado independe do meio externo para o desenvolvimento das suas funções.
A interação ocorre entre as partes que compõem o sistema, não se tornam menos importantes, apenas não interagem com o meio externo.
Devido a existência de diversos interesses, especialidades e níveis em uma organização são necessárias diversos tipos de sistemas. Destacam-se 4 tipos principais de sistemas que atendem a diversos níveis organizacionais:
Sistemas do nível operacional- dão suporte a gerentes operacionais em transações como vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima, etc.
Sistemas do nível de conhecimento- envolvem as estações de trabalho e automação de escritório afim de controlar o fluxo de documentos
Sistemas de nível gerenciais- atendem atividades de monitoração,controle, tomada de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios.
Sistemas de níveis estratégicos- ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como no interno. Alem das características dos sistemas por níveis empresariais, eles também atendem diversas áreas funcionais, como vendas, marketing, fabricação,finanças, contabilidade e recursos humanos.
Um desenvolvimento gerencial eficaz e eficiente pressupõe, em qualquer organização, a existência de infra-estrutura informacional para tomada de decisão, de forma ágil e segura.
O sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garante uma estruturação de gestão diferenciada. Além disso, melhora o processo de tomada de decisões pelos gestores.
Na atualidade o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação.
A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios.
As transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de
informação e comunicação afetaram significativamente a sociedade. Para acompanhar essas transformações, tanto as pessoas quanto as organizações têm procurado formas mais rápidas para se inserir nesse modelo atual de mercado.
Esse modelo é chamado ‘Era da informação’, a qual é necessário ter em mente a tecnologia de informação e os sistemas de informação como grandes precursores e responsáveis pelo valor adicional às tomadas de decisões.
Dados, Informação e Conhecimento.
Através dos canais de informação as organizações definem de onde serão adquiridos os dados, e as redes de comunicação definem para onde os dados serão direcionados.
Para a formação dos sistemas e a conseqüente obtenção dos elementos fundamentais para a tomada de decisão é necessário o conhecimento dos conceitos de Dados, Informação e Conhecimento.
Para a compreensão de determinado fato ou situação em uma organização é necessário que os dados se transformem em informação.
Informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real percebido para suas decisões correntes ou prospectivas.
Componentes da Tecnologia de Informação
O sucesso das empresas atualmente está totalmente vinculado à velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões. Os componentes que fundamentam a Tecnologia de Informação são os grandes precursores desse sucesso.
A tecnologia de Informação está fundamentada nos seguintes componentes:
-Hardware e seus dispositivos e periféricos;
-Software e seus recursos;
-Sistemas de telecomunicações;
-Gestão de dados e informações.
A união desses componentes eleva a potencialidade de atuação das empresas,
agregando valor de mercado e capacidade de gerir as informações de forma eficiente.
Melhoria nos Processos Empresariais com o Uso da Tecnologia da Informação
O uso adequado dos recursos da Tecnologia de Informação garante a qualidade e pontualidade das informações.
A gestão estratégica das informações, resultante da Tecnologia da Informação é parte integrante de qualquer estrutura gerencial de sucesso.
A tecnologia de informação é utilizada para melhorar o desempenho das atividades da empresa, e por conseqüência, apoiar a reengenharia dos processos empresariais.
Os processos operacionais podem se tornar mais eficientes, e os processos gerenciais da empresa mais eficazes. Com essas melhorias nos processos empresarias a empresa pode reduzir custos, melhorar a qualidade e o atendimento ao cliente e criar novos produtos e serviços.
Os sistemas de informação são mecanismos de apoio à gestão, desenvolvidos com base na tecnologia de informação e com suporte da informática para atuar como condutores das informações que visam facilitar, agilizar e otimizar o processo decisório nas organizações.
Por que utilizar Sistemas de Informação?
A necessidade do Sistema de Informação (SI) nas empresas surgiu devido ao grande e crescente volume de informações que a organização possui. Com o Sistema de Informação estruturado a apresentação das informações necessárias e também já propiciando uma visão das decisões, a empresa garante um grande diferencial em relação aos concorrentes, e os gestores podem tomar decisões mais rápidas e de fontes seguras.
A exigência do mercado, competitivo, dinâmico e principalmente globalizado motiva as empresas a operarem com um sistema de informação eficiente, garantindo níveis mais elevados de produtividade e eficácia.
Condições de Tomada de Decisão
As decisões são tomadas sob condições de certeza, condições de incerteza e condições de risco. As decisões programadas normalmente oferecem um grau de risco menor do que as decisões não-programadas.
O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem decidir o futuro da organização.
Decisões rápidas e corretas são fundamentais para a empresa alcançar bons resultados.
O sucesso é garantido pela velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões.
Conclusão
Com base nas informações contidas na pesquisa, concluímos que o sistema de Informação atende a necessidade que as empresas possuem de obter informações para controle e agilidade na tomada de decisão, para isso há vários tipos de sistemas de informação que correspondem à diversos níveis organizacionais, como os Sistemas de Nível Operacional, Sistemas de Nível de Conhecimento, Sistemas de Níveis Gerenciais, Sistemas de Níveis Estratégicos entre outros. Que são importantes para a tomada de decisões de forma rápida e segura.
Através do sistema de informação o designer tem mais facilidade para atender as necessidades da empresa.
É de extrema importância os dados que são coletados para obter a informação, pois a decisão depende dessas informações para ganhar precisão e alcançar o sucesso.
A utilização do Sistema de Informação trás muitas vantagens, garante a qualidade e a pontualidade das informações, melhora o desempenho das atividades da empresa, ajuda na criação de novos produtos e serviços.
Resultando níveis mais elevados de produtividade e eficácia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário